TOUR NA CIDADE
 

TOUR NA CIDADE DE CALDAS NOVAS
A História de Caldas Novas
     
 

Localização Geográfica

Caldas Novas se localiza na região Centro-Oeste do Brasil, no estado de Goiás. Está situada a 625 metros acima do nível do mar. Sua população atual é de aproximadamente 90.000 habitantes.
Seu clima é classificado como tropical quente e úmido, com chuvas de verão que duram, geralmente, três meses, e com uma estação seca que perdura durante o resto do ano. A temperatura é agradável durante todo o ano, com muito calor no verão e pouco frio no inverno.
A vegetação predominante na região é o Cerrado, comum em quase todo o estado de Goiás. O Cerrado é formado por árvores esparsas, de pequeno porte e galhos retorcidos. Em alguns locais, de solo mais rico, próximos a rios, riachos e ribeirões, encontra-se uma vegetação mais densa, com árvores mais altas e troncos mais retos: é o chamado Cerradão.
A árvore mais característica da região é o pequizeiro, da qual se extrai um fruto chamado pequi, muito utilizado na culinária de Goiás, principalmente no tempero do arroz.


 
O início da maior estância hidrotermal do mundo

Caldas Novas pertencia à Capitania de São Paulo, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal.
Em 1777, época do descobrimento das águas termais de Caldas Novas, o governo português, ávido pelas nossas riquezas minerais, guardou-as para futuras explorações.
Todavia a exploração seguia com o passar dos anos.
Bartolomeu Bueno Filho, filho do Anhanguera, por aqui andou.Depois Martinho Coelho, procedente de Santa Luzia (hoje Santa Cruz) considerada a primeira capital de Goiás, que a denominou de Caldas Novas de Santa Cruz.
Finalmente, na parte oriental da Serra de Caldas, as fontes termais viraram história.
Uma história com seus lances de lenda, coragem e perseverança.
Conta-se que Martinho Coelho de Siqueira, numa de suas conhecidas caçadas de animais silvestres, sentiu de perto a agonia dos seus cães. Em desabalada carreira eles passaram à sua frente como que atiçados por um fogo desconhecido.
Nascia aí a primeira história das águas quentes de Caldas Novas, a história de um arraial que virou cidade, e hoje é a capital mundial das águas quentes.

A História de Nosso Tempo

Liderados por Bento de Godoy vieram Orcalino Santos, Victor Ozeda Ala, João Batista da Cunha e outros. Eles chegaram à pequena vila que já começava a virar cidade a partir de 1.900.
A autonomia política, concedida a Caldas Novas, deu-se graças a solicitação destes moradores à cidade sede de Morrinhos, em 1911, por ordem do presidente do Estado, Urbano Gouveia, que no dia 5 de outubro nomeou Bento de Godoy como presidente da primeira intendência para criar o município.
Foi durante sua administração (1911 a 1915) que Caldas Novas tomou um novo impulso para o desenvolvimento. Houve por parte do intendente e de seus auxiliares, muita fé e esperança, que contagiavam a todos pelas novas idéias, fortalecendo a presença de Caldas Novas no contexto das cidades goianas da época.
A cidade crescia graças à dedicação e grande força de vontade de sua gente.

 

 

Caldas Novas atual

Com uma completa infra-estrutura de hotelaria, bares, restaurantes, clubes sócio-esportivos e camping, Caldas Novas é um verdadeiro oásis de atrações incrustadas no interior do Brasil.
Conta com um moderno aeroporto de 2.100 metros de pista totalmente asfaltada, e belíssima estação de passageiros. Caldas Novas é interligada por via asfáltica a todos os pontos do Estado e a todo Brasil.
É o segundo maior mercado imobiliário de Goiás, com aproximadamente 3.000 unidades habitacionais construídas e centenas de outras em construção, visando atender à grande demanda de turistas em função das opções de lucro: lazer e renda mensal em investimentos.
A cidade possui ainda a maior rede de hotéis de lazer do interior brasileiro. E conta com mais uma opção de lazer, que é o lago que se formou com a conclusão da hidroelétrica de Corumbá, com 65 Km² de área, onde a prática de esportes aquáticos como jet-ski, remo, barcos a vela, lanchas e Wind surf são constantes.

 
Fonte: folheto Centro de Informações de Furnas
 
Artesanato
 

Decor' Art - Artesanatos, arranjos e Decorações para Festas e Eventos. Rua: Pedro Branco de Souza n° 91 - Centro - Caldas Novas - Goiás. Telefone: (64)3453-7620.

Dú Barro - Artesanatos em geral.

Presentes - Caixas de bombom mensagens - caixas para presentes - lembrancinhas para diversas ocasiões e outros. Rua: Cel. João Batista Q13 LT09 - Edifício Monte Carlo - apto 202 - Centro - Caldas Novas - Goiás. Telefone: 64 3453-7395 .

 
Pontos Turísticos
Aeroporto Nelson Guimarães - Possui uma pista pavimentada com 2.100m de extensão e altitude de 741,51m que atende aeronaves de média e grande capacidade, inclusive com vôos noturnos, possui um terminal de embarque de passageiros.
     
 
Monumento das Águas - O monumento das águas fica localizado na entrada da cidade, foi construído recentemente e se tornou ponto de parada para todos os visitantes que passam pela entrada da cidade.
     
  Lago de Corumbá - Distante a 5km de Caldas, oferece opções para prática de esportes náuticos com possibilidade de visitar quatro lindas cachoeiras ou passeio de barco com capacidade para 100 pessoas (Eco-Nave). Telefone: (64)3453-5975.
     
 

Lagoa Quente de Pirapetinga - Marco histórico de Caldas Novas, lugar onde foi descoberto as águas termais. Aqui você encontra uma das nascentes mais quentes do Brasil, o poço do Ovo, com 51º C. Hoje, é um grande parque aquático, com belas piscinas, toboáguas, cascatas, uma completa área de camping e muito mais.

     
 
Casarão - Este é um dos pontos turísticos mais representativos de Caldas Novas, pois se trata de uma obra estilo colonial do século XIX, única construção que guardou todas as características da época, aqui você conhece um pouco da história da cidade.
     
 
O Mirante Serra Verde - Além de ser uma loja de grande variedade de artesanatos e chocolate o Serra Verde possui uma torre de mirante que fica aberta para visitação, onde se tem uma vista geral de Caldas Novas e ainda pode aproveitar para tirar belas fotos.
     
 
Mundo á Vapor - A fachada do mundo á vapor reproduz o impacto dramático da reconstituição do famoso acidente ocorrido nas França em 1985, quando uma locomotiva cruzou desgovernada e em alta velocidade a estação de Montparnasse, atravessou uma parede e ficou pendura a 12 metros de altura. Divirta-se e volte ao tempo em que o mundo era movido a vapor.
     
  Parque Estadual da Serra de Caldas Novas - O "Parque Estadual da Serra de Caldas Novas" (PESCAN) está localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, no Sudeste Goiano a 5 km do centro de Caldas Novas.
Possui uma área de 123 km2 em formato elipse, sendo o topo constituído de um grande platô, as laterais com encostas que formam muralhas naturais, e o sopé da serra fazendo divisão com fazendas e loteamentos urbanos.
     
 
Cachaçaria Vale das Águas Quentes - A deliciosa cachaça produzida na região é envelhecida naturalmente em barris de madeira nobre, como nos antigos alambiques das fazendas coloniais. Os licores tradicionais de frutas são fabricados à partir de uma cachaça bi-destilada onde todos os extratos são produzidos em Goiás. Av. Coronel Bento de Godoy, 2000. Informações: (64)3453-3760 .
     
 
Igreja Matríz - Paróquia Nossa Senhora das Dores - Construída em 1850, étambém considerada a construção mais antiga de Caldas Novas. Localizada no centro da cidade, a Igreja Matriz, mesmo tendo passado por reforma, ainda retrata em suas paredes e colunas de madeiras um pouco da cidade que ainda era Intendência, e que já mostrava traços de prosperidade. A Igreja Matriz passou por um processo de reforma terminada em 1999, ficando ainda mais bonita.
     
  Parque das Primaveras - Está situado em um local privilegiado, ocupando 25 mil m2 de muito verde.Suas instalações estão moldadas à natureza, completando um cenário de rara beleza.Suas piscinas são servidas com águas termais, permanentemente renovadas. Um mini zoológico, poço de água termo-mineral, cascatas, parque infantil enriquecem sua área de lazer. Tudo isso e muito mais você desfrutará em sua estada no Hotel Parque das Primaveras.
     
     
  Jardim Japonês - Foi construído pelo japonês Toshiyuki Murai. Na área do Jardim Japonês ainda podemos encontrar a segunda casa construída em Caldas Novas, este é um dos principais pontos turísticos da cidade, com o tema Jardim tesouro da Paz, encanta a todos com sua natureza exuberante onde cada detalhe tem um significado da simbologia japonesa/chinesa. Horário de funcionamento:das 8:00 às 11:00 hs e das 13:00 às 17:00 hs, todos os dias - Localizado na entrada da cidade, saída para Goiânia.
     
  Balneário Municipal - A descoberta das águas quentes aconteceu no final do século 18, mas a primeira “casa de banho” de Caldas Novas surgiu apenas em 1910. Ela foi construída pelo major Victor de Ozeda Ala para seus familiares e amigos, e funcionava onde hoje é o Balneário Municipal. As instalações eram de madeira e tinha apenas duas banheiras. O sucesso foi tanto que o número de convidados só aumentava. Dez anos mais tarde, em 1920, os herdeiros do major Victor e o médico Ciro Palmerston construíram em sociedade o primeiro balneário público, com duas banheiras esmaltadas e três cimentadas. Mas o primeiro grande empreendimento surgiu somente em 1964: a Estância Thermas do Rio Quente, que antes pertencia ao município de Caldas Novas.