Editor: Dr.ª Norma de Carvalho Haesbaert – CREFITO:11 167LTF
A SAÚDE E A ÁGUA TERMAL DE CALDAS NOVAS – GOIÁS

Para se falar de saúde em água termal é necessário que se tenha em mente algumas definições que os levarão ao melhor aproveitamento de sua estadia em nossa estância hidrotermal.

Fisioterapia:atua na promoção da saúde, na prevenção, no tratamento e na reabilitação em nível individual e coletivo e tem o movimento como principal objeto de trabalho, se utilizando de recursos naturais terapêuticos como os agentes físicos (água termal, pôr exemplo) e recursos artificiais terapêuticos na qual são empregados os agentes físicos obtidos artificialmente (eletroterapia, pôr exemplo).

Termalismo:são recursos naturais terapêuticos, no qual se aproveitam os agentes físicos naturais encontrados na água, para cura através da ativação do corpo aos estímulos empregados como tratamento.

Hidroterapia:segundo Mourão, consiste no emprego da água potável, das águas mineromedicinais e da água do mar, aproveitando a termalidade (banhos quentes gerais e parciais, banhos de vapor) e a ação hidromecânica (duchas em geral, balneocinésioterapia, hidromassagens, aeroterapia em forma de bolhas de ar ou turbilhonamento).

Hidrologia: é a ciência que se relaciona as águas em geral, em todas suas formas e manifestações na superfície da terra, seja na atmosfera, nas nuvens, nos mares, rios, subsolos, nas fontes e nas galerias.

Crenologia: é uma das divisões da hidrologia que abrange o conhecimento e o estudo das águas mineromedicinais em suas aplicações práticas, na prevenção e tratamento de várias entidades mórbidas.

Crenoterapia: é o método terapêutico baseado no uso das águas mineromedicinais e de seus gases espontâneos, da água do mar, de lama e alga terrestre e marinha. Entendido os conceitos acima os curistas já têm base suficiente para saberem o que é a balneoterapia, ou seja, a terapia praticada em balneários ou cidades balnearias como Caldas Novas, uma das principais terapias termais praticadas no mundo. Consiste na imersão total ou parcial do corpo em águas termais, que exercem ação curativa devido as suas propriedades físico-químicas.
A balnearioterapia normalmente é praticada com banhos de imersão, em banheiras ou piscinas para fins da aplicação de curas fisioterápicas e reabilitativas, podendo também ser associadas a outras técnicas de fisioterapia bem como atividadesaeróbicas, para um estímulo adicional do sistema cardiocirculatório. O fato de a água possuir calor a torna bastante útil na prática terapêutica, pois distribui esse calor progressivamente e sem alterações repentinas desintoxicando e revigorando o corpo promovendo a sua resistência contra as doenças. Os banhos podem ser tomados em balneários, clínicas de fisioterapia, hotéis, clubes e apart hotéis que possuem água termal. Caldas Novas oferece água que variam de 34º a 58º C, sendo que a maioria dos poços termais gira em torno de 40ºC. A vida moderna extremamente agitada das pessoas que vivem em grandes cidades traz, como consequência, o stress. O uso terapêutico da água e o ambiente climático favorável, constitui uma das formas importantes de tratamento termal pois favorece e estimula o reequilibro do metabolismo e ajuda na regeneração funcional do organismo, aspectos fundamentais para se criar uma sensação geral de bem estar, favorecendo o êxito do tratamento.
Fisioterapeuta: Dr.ª Norma de Carvalho Haesbaert – CREFITO:11 167LTF